Cartão SD


Postado por Cara3G | Postado em Acessórios | Comentários (0)

Pequeno e Poderoso

cartão SD mede apenas 24mm x 32mm x 2.1mm, aproximadamente o tamanho de um selo. Seu design fino e compacto garante um fácil manuseio, o que é importante para um cartão que poderá ser utilizado em diferentes produtos pelo mesmo usuário. Utilizando um software decoder, equipamentos que utilizam o cartão SD podem reproduzir música, vídeo e muito mais sem precisar de um drive como nos DVD players. Isso permite aos equipamentos serem mais compactos e dá aos designers de produto uma liberdade maior para sua criatividade. E a confiança no cartão SD é total, já que há eliminação de skkiping (pulos) na reprodução de arquivos de música ou vídeo. A tecnologia SD é usada em mais de 12 categorias de aparelhos, totalizando mais de 400 tipos de produtos e espantosos 8.000 modelos.

cartão SD 2GB

O padrão SD foi originalmente desenvolvido pela Matsushita (Panasonic)SanDisk e Toshiba em 2001 e representa uma evolução da tecnologia MultiMediaCard (MMC). A sigla SD significa Secure Digital, pois ele contém capacidade de criptografia e gestão de direitos autorais. 

… Continuar Leitura »

Problemas com o seu Android? A culpa pode ser do cartão Micro SD!


Postado por Cara3G | Postado em Acessórios Dicas | Comentários (0)

3-sd-cards

Algumas decisões da Apple com relação a detalhes do iPhone e ao iOS recebem por aí duras críticas, mas muitas dessas decisões tem um embasamento consistente e ganham aparência de bobagem apenas pela forma como costumam ser defendidas. Uma delas, e talvez a mais importante, seja a de não disponibilizar, no iPhone, um slot para cartões Micro SD. Isso porque um cartãozinho desses, quando tem problemas de funcionamento ou especificações inadequadas, pode comprometer o funcionamento do smartphone como um todo. Isso acontece com o Android, e não parece ser raro, pelas respostas que recebi quando lancei o tema no Twitter.

Claro, os Nexus, modelos que são pensados para serem os garotos propaganda da plataforma Android, também não possuem slot para cartões de memória… e depois de ver o que pode acontecer com um cartão problemático inserido nesse slot você entende as razões de não o colocarem num modelo que tem a missão de ser o benchmark da plataforma.

O que acontece quando um cartão Micro SD defeituoso ou com especificações inadequadas está presente no slot do seu Android é que ele acaba comprometendo o funcionamento do sistema inteiro, não apenas das funções ou apps que devem acessar diretamente dados lá armazenados. Os “sintomas” mais comuns são acentuadas quedas de desempenho e instabilidades que levam ao fechamento forçado de apps. Esses problemas tendem a ficar mais frequentes com o tempo.

Acabei de experimentar uma dessas crises aqui com um cartão da Sandisk de 16Gb que não sei nem a que “classe” pertence. O que sei é que já estava cansado de “factory resets” e de trocas de ROMs para tentar solucionar o problema, que fazia com que o Android inteiro entrasse em colapso pouco depois de realizados esses procedimentos. As “limpezas” e reinstalações apenas geravam uma calmaria momentânia, para que logo em seguida os mesmos problemas voltassem. Depois de removido o cartão, tudo está funcionando lindamente.

Diante dessa informação, para quem precisa escolher um Android barato, desses que nunca contam com muito espaço de armazenamento interno, é bom colocar no orçamento a aquisição de um cartão de qualidade, de preferência um “Class 6” ou superior. Entre um ótimo cartão de 8Gb e um mais simples de 16Gb, fique sempre com o de 8Gb. Para quem vai meter a mão no bolso e partir para um Android mais caro, se o modelo em questão tiver duas variações, uma com mais e outra com menos memória interna, considere comprar o modelo com mais espaço para não precisar utilizar o cartão SD.

Como falei no Twitter, às vezes o melhor “tweak de desempenho” para um smartphone Android consiste em tirar dele o cartão Micro SD.

fonte: Link